Informática 2º Ano

LÍNGUA PORTUGUESA

GÊNEROS TEXTUAIS:
RIMAS:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/rima/rima_1.htm : Ligar as palavras às figuras que rimam.

LENDAS:
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=140 : Caça-palavras de bichos do folclore.

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTO:
ALFABETO (VOGAL E CONSOANTE) ESCRITA SCRIPT:

VOGAIS:
http://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/memoria-vogais/: Jogo da Memória.
http://www.redescola.com.br/software/clientes/saopaulodacruz/rzppr001/rzppr001.swf: clicar na imagem que representa cada encontro vocálico.
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-das-vogais.html: clicar na imagem que começa com cada vogal.
http://www.jogosdabarbieonline.com/jogos-de-vogais.html: clicar na vogal que começa a palavra.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=538: atirar nas vogais.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/alfabeto_com/inicial_composer.html : clica na letra e aparece a palavra com figura.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_a/vogal_a.htm : Completar as palavras com a vogal A
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_e/vogal_e.htm : Completar as palavras com a vogal E
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_i/vogal_i.htm : Completar as palavras com a vogal I
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_o/vogal_o.htm : Completar as palavras com a vogal O
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/vogal_u/vogal_u.htm : Completar as palavras com a vogal U
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html : levar as figuras às vogais iniciais
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/domino_consoantes/domino_consoantes.htm : levar as figuras às consoantes iniciais (B C D F e G)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/anap/consoantes/consoantes1.htm : levar as figuras às consoantes iniciais (Alfabeto Inteiro)
http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=liga_objetos: com qual letra começa?

ORDEM ALFABÉTICA
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ef2p02web.swf : liga pontos arrastando as figuras na ordem alfabética
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/sumiram_let/sumiram_letras.html : completar com a letra inicial
http://www.gameseducativos.com/corrida-alfabetica/portugues : clicar nas letras na ordem alfabética.

SISTEMATIZAR SÍLABAS ATÉ A LETRA “D”
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ba_be_bi/ba_be_bi.htm : arrastar figuras até a sílaba inicial (letra B)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ba_be_bi/ba_be_bi_bo_bu_completar.htm : Completar com a sílaba inicial (letra B)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ca_ce_ci_co_cu/ca_ce_ci_co_cu.htm : arrastar figuras até a sílaba inicial (letra C)
Alfabetização – Sílabas C: levar as sílabas até as figuras correspondentes, organizar as palavras de acordo com os desenhos, colocar a quantidade de objetos para os números correspondentes.

SISTEMATIZAR SÍLABAS ATÉ A LETRA Z:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/inicial_exercicios.html : Atividades similares até o Z.
Alfabetização – Atividades_alfabetização_sílabas: preencher as palavras com as sílabas que estão faltando.

DIGITAÇÃO:



LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS (NOMES PRÓPRIOS E COMUNS)
http://www.colorirgratis.com/desenho-de-alfabeto-com-letras-maiusculas-e-minusculas_1410.html : colorir letras maiúsculas e minúsculas.



ESCRITA:



http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/frases_figuras/frases_figuras.htm: completar as frases de acordo com as figuras.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/completar_frases/completar.htm : Completar as frases de acordo com as figuras.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/misterio/misterio.htm: formar as palavras de acordo com a numeração.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/misterio_1/misterio1.htm: formar as palavras de acordo com a numeração.

http://www.divertudo.com.br/semplugin/invisivel-letras.html : adivinhar o traçado das letras, números ou desenhos com tinta invisível.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/turminha_c/turminha_c.htm : Cruzadinha de palavras com diversos sons do C.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/g_j/g_j.htm : completar com G ou J
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzada1/cruzadinha.htm : completar a cruzadinha (várias palavras com sílabas simples e complexas)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/caca_palavras/roda_roda.swf : Jogo do Programa Roda a Roda Jequiti
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/x_ch/x_ch.htm : completar as palavras com ch ou xhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/sa/sa_se_si.htm : Formar palavras com as sílabas
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/mist%E9rio/misterio.htm : Formar palavras com as sílabas
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/misterio_1/misterio1.htm : Formar palavras com as sílabas
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/m_mudo/m_n_mudo.htm : Cruzadinha de palavras com M ou N
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/m_mudo/m_n_mudo1.htm : Cruzadinha de palavras com M ou N
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzadas_lha/cruzadas_lha.htm : Cruzadinha de palavras com LH
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/s_z/palavras%20_s_z.htm : Completar as palavras com S ou Z
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/ra_rra/ra_rra.htm : completar as palavras com R ou RRhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/doisrr/dois_r.htm : escrever as palavras com RR de acordo com a figura.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzadas_lha/complettar_palavras_lha.htm : substituir os números pelas letras (LH) para descobrir as palavras.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzadas_lha/ditado_lh.htm : Escrever as palavras de acordo com a figura (LH)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/lha_lhe_lhi_lho_lhu/lha_lhe_lhi_lho_lhu.htm : Escrever ou completar as palavras de acordo com a figura (LH)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/nha_nhe_nhi_nho_nhu/cruzadinhinha_nh.htm : cruzadinha de palavras com NH
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/palavras_ch/palavras_ch.htm : completar e escrever palavras com CH
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/chapeu_ao/bone_ao.htm : Cruzadinha do ÃO
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/chapeu/grampinho1.html : Cruzadinha do acento agudohttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/chapeu/chapeuzinho.htm : Cruzadinha do acento circunflexo
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/encontros_consonantais/encontros_consonantais.htm : completar ou escrever palavras com encontros consonantais (sílabas complexas)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/qu/palavras_qu.htm : Completar ou escrever palavras com QU
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=123 : formar as palavras seguindo a combinação de números e letras do diagrama.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=120 : cruzadinha de frutas e verduras.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=31 : jogo do programa roda a roda jequiti.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=28 : ler as palavras, depois clicar nas figuras que apareceram nas palavras.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/debora_conforto/atividades_doreca/index.htm: atividades de digitação de letras.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/carla_fin/caca_palavra/caca_palavra.html: digitação e caça-palavras dos materiais escolares.
http://www.krafthaus.com.br/arie/arie_na_escola.htm: ordenar as letras para formar as palavras.


ASPECTOS GRAMATICAIS
MASCULINO E FEMININO:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/femininos1/femininos_1.htm
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzadinha_masculinos/cruzadinhas_masculino.htm : cruzadinhas para preencher com masculinos e femininos.

SINGULAR E PLURAL:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/cruzadas_plurais/cruzadas_plurais.htm : cruzadinha para preencher com plurais.

MATEMÁTICA:

CONJUNTOS:
NÚMERO DE ELEMENTOS:

CONSTRUÇÃO DO SIGNIFICADO DO CONCEITO DE NÚMERO:
SISTEMA DE NUMERAÇÃO (UNIDADE, DEZENA E CENTENA)
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/anap/dezenas.htm : ligar os números à descrição de dezena e unidade.
NÚMEROS ATÉ 10:
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=68 : descobrir que número sumiu e digitar.



SEQUÊNCIA NUMÉRICA:




ADIÇÃO

SUBTRAÇÃO

http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6847 : clicar no resultado correto para que a fada não seja devorada pelo jacaré (adição, subtração, multiplicação e divisão).
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3667 : clicar no resultado correto da adição com várias fases.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5226 : combinar as roupas da princesa conforme a operação de adição.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/2552_2x2b.swf : clicar no fruto que corresponde ao resultado correto da adição.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/calcule_pintar.swf : calcular as adições e colorir de acordo com os resultados.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6853#newProblem : clicar no resultado da adição simples com personagens do Ben10.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6847 : clicar no resultado correto para que a fada não seja devorada pelo jacaré (adição, subtração, multiplicação e divisão).
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3667 : clicar no resultado correto da adição com várias fases.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5226 : combinar as roupas da princesa conforme a operação de adição.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=2860 : estilo Mário Bross, pelo percurso os alunos devem resolver as operações de adição (envolve adição com 2 algarismos).
http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/matematica/ : clicar no resultado das adições para descobrir a imagem.

SISTEMA MONETÁRIO:
http://www.bcb.gov.br/htms/moedinhas/moedinhas.swf : jogos simples para familiarização com as moedas (não envolve valores)
http://escolovar.org/mat_euros_composicao.swf: jogo de pagamento, aparece o produto com o preço, a criança deve organizar os valores para pagar o produto no valor exato.

FORMAS GEOMÉTRICAS:
Círculo, quadrado, retângulo, triângulo e paralelogramo (uso do tangram)
http://rachacuca.com.br/jogos/tangram-32/ : montar as figuras do tangram, somando pontos
gcompris: montar figuras usando tangran

SISTEMAS DE MEDIDAS:
Medida de massa: Medida convencional: grama, quilograma
http://rachacuca.com.br/jogos/balanca-logica/ : comparação de pesos, identificar os objetos mais pesados conforme as balanças.


GEOGRAFIA

OS CÔMODOS DE UMA MORADIA:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/family_dollhouse3.swf : levar os objetos nas partes corretas da casa (montar cenário).

MEIOS DE TRANSPORTES (TERRESTRES, AQUÁTICOS E AÉREOS): http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/meeios1/meios_transporte1.htm : ligar o meio de transporte ao tipo.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/meeios1/passatempo_cacapalavrastransporte.swf : Caça-palavras dos meios de transporte.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/meeios1/cruzadas_meios.htm : Cruzadinha dos meios de transporte.
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/Jogos/forcaMaluquinho.asp?Classe=4&IdClasse=5 : forca dos meios de transporte.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO (ANTIGOS E ATUAIS): http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/Jogos/forcaMaluquinho.asp?Classe=5&IdClasse=7 : forca dos meios de comunicação.
http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=1491: Digitar o nome do meio de comunicação que aparece na figura.

O SOL E A LUA:
coleções/a lua brilhante/palavras.swf: caça-palavras das fases da lua.

HISTÓRIA

FOLCLORE



















OBJETOS ANTIGOS:
coleções/A branca nuvenzinha/swf: voar com o 14Bis desviando os obstáculos

COMO POSSO AJUDAR NOS AFAZERES DE CASA:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/family_dollhouse3.swf : levar os objetos nas partes corretas da casa (montar cenário).

O TRABALHO INFANTIL:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/animacao.swf : desenho animado explicando sobre o combate ao trabalho infantil.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/direitos_criancas.swf : desenho explicativo sobre os direitos da criança.

BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/dia_crianca.swf : animação demonstrativa de algumas brincadeiras antigas.

O NATAL:
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=163 : Montar um cenário natalino na neve.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=162 : Arrastar os presentes nos respectivos recipientes combinando as cores.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=161 : Enfeitar a árvore de Natal.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=160 : colorir desenhos de Natal.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=159 : quebra-cabeças com imagens bíblicas de Natal.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=158 : colorir o Papai-Noel.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/natal/simbolos/simbolos.htm : cruzadinha com os símbolos do Natal.
http://www2.uol.com.br/ecokids/hotsite/2000/natal/natal.htm : jogos de ligar pontos, quebra-cabeça, etc. de Natal.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/natal/natal_letras.swf : encontrar as letras do alfabeto no cenário natalino.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/natal/jogo_velha.swf : jogo da velha do natal (pode ser jogado em 2 jogadores).
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/natal/jogo_presenteperdido.swf : estilo labirinto (passa de fases).
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/natal/jogo_cadepresente.swf : encontrar os presentes no escuro lendo as dicas.
http://iguinho.ig.com.br/sete_natal1.html : sete erros no Natal.
http://iguinho.ig.com.br/sete_natal2.html : sete erros no Natal.
http://iguinho.ig.com.br/quebra_natal1.html : quebra-cabeça do Natal.
http://iguinho.ig.com.br/quebra_natal2.html : quebra-cabeça do Natal.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/natal/2194_memorianatal.swf : jogo da memória do Natal.

CIÊNCIAS

O CORPO HUMANO: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/corpo.htm : Completar as frases de acordo com as figuras do corpo humano.

PARTES DO CORPO HUMANO
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/1181_corpohumanoarrastar.swf : levar as palavras até a parte do corpo correspondente e digitar as partes do corpo.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/corpo_humano1.swf : arrastar os órgãos internos do corpo humano nos lugares corretos.
Ciencias/corpo humano.swf: clicar no órgão pedido.

OS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/cinco_sentidos.swf : vídeo explicativo sobre os 5 sentidos.

HIGIENE E SAÚDE:
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/Jogos/forcaMaluquinho.asp?Classe=12&IdClasse=10 : Forca de Material Higiênico.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=13 : organizar os alimentos na geladeira de acordo com os tipos (frutas, verduras, carnes e doces),
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=12 : montar corretamente a pirâmide alimentar.

HIGIENE BUCAL:
http://www.condor.ind.br/HigieneBucal/Brindes/ : jogos pega-cáries, memória e quebra-cabeça.
http://www.aulavaga.com.br/jogos/educativos/monkey-dentist/ : Memorizar os dentes do macaco para serem extraídos.

MEIO AMBIENTE

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/esportes1.swf : jogo da memória de esportes.

MUDANÇAS NO TEMPO: ENSOLARADO, NUBLADO E CHUVOSO:
Ciencias/exp04.swf: Animação explicativa da experiência da pinha e a previsão do tempo.

COMO ACONTECE A CHUVA E SUA IMPORTÂNCIA:
Ciencias/ciclo da agua.swf: animação do ciclo da água.

ESTAÇÕES DO ANO:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/estacoes_inicial/estacoes.htm : Levar a figura até a estação do ano correspondente, ordenar as frases, colocar as estações em ordem alfabética, completar as frases

SERES VIVOS E NÃO VIVOS:
Ciencias/1186_seresvivos.swf: arrastar as figuras dividindo-as em seres vivos e não vivos.

ANIMAIS:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/mini_animales.swf: jogo das sombras.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/brkids_jogos_sombra.swf: Jogo das sombras.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/colorir_dinossauro.swf: colorir dinossauros.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/paint_activity_coloring_book.swf: colorir.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/animais_fofos.swf: colorir animais.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/animal_game.swf: Criar caras.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/brkids_jogos_7erros.swf: Sete erros.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/7399_go_diego_go_safari_memory.swf: Jogo da memória.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/jogo_do_mico_memoria.swf: jogo do mico

http://www.gameseducativos.com/floresta-animal/infantishttp://www.kandoo.pt/static/kandoo/site/common/games/online/index.html?juego=pegar&lang=pt


http://www.gameseducativos.com/faca-seu-jardim/infantishttp://www.gameseducativos.com/faca-seu-oceano/infantis

http://www.gameseducativos.com/guarda-do-zoologico/quebra-cabecashttp://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=3&jogo=Jogo%20dos%20Bichos

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/carasfinal.swfhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/1839_7erros_girafa.swf


http://www.fund1.universoneo.com.br/content/full_screen.php?url=http://www.universoneo.com.br/fund/games/cac%2004.swf&id=127http://www.fund1.universoneo.com.br/content/full_screen.php?url=http://www.universoneo.com.br/fund/games/cac%2004.swf&id=127


http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-forca-animais.htmlhttp://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-memoria-animais.html

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-relacione-animais-domesticos.htmlhttp://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/animais-colorir-animais-fofos.html

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/labirinto_cao.swfhttp://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/arrastae_animais.swf

http://www.escolagames.com.br/jogos/maiorMenorSelva/http://www.escolagames.com.br/jogos/zooLouco/


http://www.gameseducativos.com/quebra-cabeca-%E2%80%93-chimpanze/quebra-cabecas : quebra-cabeça chimpanzé.

http://www.gameseducativos.com/quebra-cabeca-%E2%80%93-leao/quebra-cabecas : quebra-cabeça leão.

http://www.gameseducativos.com/quebra-cabeca-%E2%80%93-morsa/quebra-cabecas : quebra-cabeça morsa.

http://www.gameseducativos.com/quebra-cabeca-%E2%80%93-tigre/quebra-cabecas : quebra-cabeça tigre.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/denise/passatempo_esperto/passatempo_esperto.html: jogo da memória dos animais da fazenda, selvagens e habitat dos animais.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/contar_carneiros.swf: Contar os carneirinhos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/1427_arraia.swf: Liga pontos para formar a arraia.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/sapinho_sequencia.swf: sequencia numérica.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/1433_lemure.swf: Liga-pontos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/ordenar_dinossauros.swf: Ordenar os dinossauros por tamanho.


http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/1434_jogo.swf: Liga-Pontos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/1225398437.swf: contar os animais.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/matematica_somar_patinhos.swf: Adição com o Patinho Feio.

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/2138_mc_somar01.swf: somar e colorir o pinguim.






ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/corpo/animais_domesticos.swf : vídeo sobre animais domésticos.

ANIMAIS AQUÁTICOS, TERRESTRES E AÉREOS:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais/animais.htm : digitar se o animais é aquático, terrestre ou anfíbio.
http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/Jogos/forcaMaluquinho.asp?Classe=meios%20de%20transporte& : jogo da forca de animais terrestres e aquáticos, aves.

ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/caca_palavras/caca_alimentos.swf : caça-palavras alimentos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais/animais10.htm : ligar os animais aos alimentos que eles fornecem.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/caca_palavras/ca%E7a_palavras2.swf :caça-palavras alimentos.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=137 : caça-palavras de alimentos de origem animal.

PLANTAS:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzada_geral/arvores_frutas/arvores_frutas1.htm : ligar as árvores aos respectivos frutos.

AS PARTES DE UMA PLANTA (SUAS FUNÇÕES):
Ciências – Estruturas e Partes das Plantas: Aula no Power Point sobre as partes das plantas.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/plantas_1/partes_plantas.htm : Cruzadinha das partes das plantas.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/572_asplantas.swf : colorir as partes das plantas.

O QUE AS PLANTAS PRECISAM PARA VIVER:
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=9 : caça-palavras sobre fotossíntese.

JARDIM, POMAR E HORTA:
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/arvores_frutas/arvores_frutas.htm : levar as frutas até a sua respectiva árvore.

AS PLANTAS NA NOSSA ALIMENTAÇÃO: http://omeninomaluquinho.educacional.com.br/Jogos/forcaMaluquinho.asp?Classe=2&IdClasse=3 : Forca com o tema frutas.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=137 : caça-palavras de vegetais.
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=35 : clicar no nome correto do alimento vegetal que aparece na figura.
Ciencias/jogo da memoria dos alimentos.swf: jogo da memória dos alimentos (raízes).
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/plantas_1/raiz.htm : completar com os nomes das raízes que fazem parte da nossa alimentação.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/plantas_1/folhas.htm : ligar as folhas que fazem parte da nossa alimentação com seus respectivos nomes.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/plantas_1/flores.htm : cruzadinha das frutas.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/537_cruzadinhaalimentos.swf : cruzadinha dos alimentos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/1191_nome_alimentos.swf : arrastar o nome dos alimentos até a figura.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/1188_memoria_legumes.swf : jogo da memória dos alimentos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/1190_nome_alimentos.swf : levar a figura ao nome correto do alimento.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/1189_nomealimentos.swf : ordenar as letras para formar os nomes dos alimentos.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/piramide.swf : levar os alimentos até os lugares corretos na pirâmide alimentar.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/1277_desafiolegumes.swf : clicar no nome correto do legume.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/1276_desafiofrutas.swf : clicar no nome correto da fruta.

ENSINO RELIGIOSO

AMOR:
coleções/Amiguinhos do Criador/swf/aniamor.swf: História animada com voz sobre o tema Amor.

RESPEITO, AMIZADE:
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=138 : Caça-palavras com palavras que representam valores.
coleções/Amiguinhos do Criador/swf/animamiz.swf: História animada com voz sobre o tema Amizade.

PAZ:
http://www.universoneo.com.br/fund/index.php?task=view&id=134 : jogo da memória com personalidades que lutaram pela paz.
coleções/Amiguinhos do Criador/swf/anipaz.swf: História animada com voz sobre o tema Paz.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

JOGOS COLETIVOS E COOPERATIVOS DIVERSOS: http://senna.globo.com/senninha/jogos/desmanche/ : forca dos esportes.
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_diversas/esportes1.swf : jogo da memória dos esportes.